ATUALIZADA: matéria atualizada às 19h01min em 10 de agosto de 2020
A Polícia Civil está investigando o caso de um idoso de 64 anos que teria sido agredido e baleado após atropelar uma criança de 9 anos Bairro Diácono João Luiz Pozzobon em Santa Maria. O caso aconteceu por volta das 16h30min de domingo na Rua Vinte.
Após acidente e briga entre motoristas, homem é detido em Cruz Alta
De acordo com o delegado Laurence Teixeira, substituto na Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), o idoso se apresentou na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) ainda no domingo e prestou sua versão sobre o ocorrido. Ele afirmou que conduzia um Vectra e atingiu acidentalmente a criança, e depois quando tentava prestar socorro ao menino, teria sido agredido por populares que estavam no local e até mesmo atingido por um disparo de arma de fogo no braço direito.
Para a Brigada Militar, ele ainda justificou aos policiais que deixou o local "para não morrer" e buscou atendimento no Pronto Atendimento Municipal com ajuda de um familiar.
A criança foi encaminhada para atendimento médico no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e, conforme a instituição, na tarde desta segunda-feira estava em recuperação e não corria riscos.
Dois inquéritos devem apurar o fato: um sobre lesão corporal de trânsito, até o momento, culposa (quando não se tem a intenção de cometer o crime) e o outro sobre a tentativa de homicídio.
LEGÍTIMA DEFESA
O autor do disparo contra o idoso seria um jovem de 29 anos, familiar da criança. De acordo com o advogado Christiano Pretto, que assumiu a defesa do jovem, o tiro foi em legítima defesa.
- Meu cliente foi questionar o porquê do homem ter atropelado a criança e os dois começaram a discutir. O motorista foi embora e voltou com um facão e o rapaz agiu em legítima defesa, tanto é que ele não atirou em região letal - explicou o advogado.
O advogado ainda afirmou que seu cliente deve se apresentar em breve na polícia e irá colaborar com as investigações policiais.
Jovem é detida por tráfico de drogas em Caçapava do Sul
OUTRO CASO
Também no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon no domingo, outro homem foi vítima de uma tentativa de homicídio. A vítima, de 33 anos, foi atingida por um disparo no tórax e dois na cabeça.